Quem sou eu

Minha foto
Brazil
"Acho que finalmente me dei conta que o que você faz com a sua vida é somente metade da equação. A outra metade, a metade mais importante na verdade, é com quem está quando está fazendo isso."

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Exercite o "Gemba", nas Unidades Prisionais




O Gemba é um termo japonês que significa "local real", “verdadeiro lugar”, e, isto dentro do ambiente de trabalho, pode ser definido como o local onde as coisas realmente acontecem. O conceito é simples, mas muito interessante para aqueles que buscam constantes melhorias na gestão de processos organizacionais. 

Assim, no que se refere a uma Unidade Prisional, o Gemba seria cada Posto de Serviço. De modo que exercitar o "Gemba", significa ir a campo, ou seja, estar onde os problemas surgem observando as rotinas e entendendo os procedimentos; presenciando as situações surgirem; identificando, analisando e classificando o grau de dificuldade de se lidar com estas desde o seu início. 

Embora tenhamos áreas de atuação definidas em decreto próprio e que cada servidor tenha conhecimento das atividades a realizar no desempenho de sua função, ainda é expressivo o número de servidores que sem experiencia "em campo" ou naquele posto de serviço, especificamente, se julgam aptos a palpitar, criticar ou até mesmo a impor soluções mirabolantes a impasses surgidos; e, portanto, por serem procedimentos inadequados e incompletos, seu resultado (quando alcançado) é sempre medíocre.

Dai a necessidade de se exercitar o Gemba indo até aquela área, setor, posto de serviço não apenas para conhecer, mas para retirar valor e insights ao analisar a forma com que os procedimentos são realizados, como é possível resolver problemas ou até mesmo para fazer uma validação dos trabalhos e atividades inerentes ao cumprimento da rotina diária.

Os gargalos no ambiente organizacional interno e externo aparecem quando servidores sem a experiencia de "como fazer" e "quando fazer" ignoraram informações importantes daqueles que efetivamente atuam naquele Gemba (posto de serviço).




Porquanto, é fundamental aos lideres buscar e manter contato e proximidade com os liderados, incentivando a iniciativa e a autonomia, dentro dos limites de suas funções, para melhor assertividade na resolução de conflitos. Equipes engajadas a proposta de melhoria contínua, tem reais condições de evitar equívocos e possíveis desgastes. 

Ao exercitar o Gemba, observe e analise a forma com que os procedimentos previstos na rotina são realizados, bem como, o modo que são cumpridos durante as atividades temporárias e excepcionais. Certifique-se, diariamente, que as atividades estão sendo cumpridas. Viabilize a realização do que ficou estabelecido. Identifique quais tipos de problema ocorrem e  como estas crises são gerenciadas. 

Estabeleça padrões. Caso tenha que lidar com as exceções, não se omita. Busque e encontre soluções, baseadas nos ordenamentos legais, tendo por certo que os fins justificam o meio apenas quando estes visam garantir e assegurar a manutenção e preservação da ordem, segurança, vigilância e disciplina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário