Quem sou eu

Minha foto
Brazil
"Acho que finalmente me dei conta que o que você faz com a sua vida é somente metade da equação. A outra metade, a metade mais importante na verdade, é com quem está quando está fazendo isso."

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A Presença das Mulheres nas Instituições de Segurança Pública


Acredite a Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP/MJ está realizando uma pesquisa sobre a presença de mulheres nas Instituições de Segurança Pública. Trata-se de uma iniciativa pioneira, que tem como objetivo elaborar um perfil nacional das mulheres integrantes das Polícias Civis, Polícias Militares, Polícias Científicas e Bombeiras Militares. Contudo ao que parece a pesquisa deixou de abordar todas as profissionais da área de segurança pública, esquecendo-se de algumas como: as Agentes, Oficialas e gestoras Penitenciárias.

A pesquisa procura através de um questionário específico obter informações de forma mais ampla e aprofundada para a composição deste perfil, buscando conhecer as atividades que as mulheres realizam, as condições que encontram para o desempenho de suas atividades cotidianas, as iniciativas institucionais para qualidade e valorização profissional, qualidade de vida e saúde.

Ao traçar este perfil, a pesquisa espera contribuir para dar visibilidade às mulheres integrantes das Instituições de Segurança Pública, razão pela qual também são abordados aspectos das relações profissionais entre homens e mulheres em cada uma das Instituições pesquisadas.

Para mais informações sobre o Projeto Qualidade de Vida da SENASP, acesse
http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJE9CFF814ITEMIDA389D710287540D395B12F0010E03340PTBRNN.htm

Caso tenha alguma dificuldade no preenchimento ou deseje fazer alguma observação adicional acesse o email: mulheres.senasp@gmail.com

Os resultados da pesquisa serão transformados em uma publicação e divulgados posteriormente no site do Ministério da Justiça. Espera-se ainda que o relatório final subsidie a elaboração e implementação de políticas específicas de valorização profissional, saúde e qualidade de vida para as mulheres do segmento. Na expectativa de contar com a participação de todas as mulheres profissionais de segurança pública, antecipadamente agradecemos sua disponibilidade e colaboração também na divulgação. Cordialmente, Equipe Projeto Qualidade de Vida/Pesquisa Mulheres nas Instituições de Segurança Pública Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública - DEPAID Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP
  • O e-mail enviado as profissionais de Segurança Pública foi este:
Prezado Profissional de Segurança Pública, A Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP/MJ está realizando pesquisa sobre a presença de mulheres nas Instituições de Segurança Pública. Trata-se de uma iniciativa pioneira, que visa a elaboração de um perfil nacional das mulheres integrantes das Polícias Civis, Polícias Militares, Polícias Científicas e dos Corpos de Bombeiros Militares. A pesquisa procura obter informações de forma mais ampla e aprofundada para a composição deste perfil, buscando conhecer as atividades que as mulheres realizam, as condições que encontram para o desempenho de suas atividades cotidianas, suas principais demandas e dificuldades, as iniciativas institucionais para qualidade e valorização profissional, qualidade de vida e saúde. Ao traçar este perfil, a pesquisa espera contribuir para dar visibilidade às mulheres integrantes das Instituições de Segurança Pública, razão pela qual também são abordados aspectos das relações profissionais entre homens e mulheres em cada uma das Instituições pesquisadas. A colaboração de todas as mulheres profissionais de segurança pública é muito importante para a pesquisa. Esclarecemos ainda que as respostas são anônimas, por meio do questionário online e deve ser feita por um único acesso e apenas por profissionais do sexo feminino.
O questionário estará disponível a partir de 20 de janeiro até o dia 20 de fevereiro de 2012 nos links abaixo conforme a instituição da respondente.


Polícia Civil:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewformformkey=dEdDcTZfTWkyeGNVOWxkLWNlOE1Jd0E6MQ
Polícia Científica:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewformformkey=dG1qQW0zMXRRNE5pMlVxRGJnemVjUVE6MA

Polícia Militar:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewformformkey=dG14eEZOQkNjS2lQSmVPRlk5b01wRkE6MA

Corpo de Bombeiro:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewformformkey=dF9uQnBQN09qMUo4elNBTnZHRm5RZ0E6MA

Leia aqui (Inspetor Frederico) uma resposta a tal pesquisa.

  • OUTRA RESPOSTA...
RESPOSTA - Pesquisa Mulheres nas Instituições de Segurança Pública‏
Prezados Colegas,

Eu fico a refletir quando será que essas "mentes iluminadas" farão as coisas com o devido planejamento? As GCMF segundo dados apresentados em recente palestra durante a 2ª fase do curso de comando em SP, somam em torno de 11 mil mulheres. Se os dados estiverem corretos, alguém precisa acender a "luz" na SENASP.

Pode ser o Conselho Nacional das Guardas Municipais ou de Gestores (????), afinal para o que foram criados, naão era para ser a "voz" das GMs perante o governo? (????!!!!). O que não podemos aceitar é que essas valorosas profissionais sejam "excluidas" , "desinseridas", do cenário da pesquisa, ou ainda "não consideradas" como "profissionais de segurança pública".

A grande verdade é que o seguimento das Guardas Municipais está sendo representado de forma amadoristica e com muita conversa e pouca eficácia. Temos tantas estrelas e pouco brilho para o seguimento. Esperamos que o(a) idealizador(a) dessa "brilhante" pesquisa, corrija esse lamentável "engano" e possa estabelecer o competente link nessa pesquisa.

Prof. JOÃO ALEXANDRE
Centro de Estudos em Segurança Públiaca e Direitos Humanos - CESDH
Fórum Permanente de Segurança Pública - NCST/SP
Coordenador Acadêmico.

**Lamentável. As servidoras penitenciárias também não foram consideradas profissionais da área de segurança com perfil de interesse a tal pesquisa...

Mulheres Servidoras da Agepen

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen/MS), por meio da Escola Penitenciária (Espen), inicia nesta sexta-feira (26/02/2012) o projeto “Mulheres Servidoras da Agepen”, que envolve a realização de diversas atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março.

Conforme a diretoria da Espen, a programação do “Dia Internacional da Mulher” terá início às 8h30, com o lançamento do concurso de redação, cujo tema será “A Mulher Técnica Penitenciária”; apenas as servidoras da Agepen poderão participar da disputa. Às 9h, acontece a palestra “Mulheres Ativas”, a ser apresentada pela gestora penitenciária Fátima Matos, que realizou em 2006 um trabalho de pesquisa sobre a atuação da mulher no Sistema Penitenciário.

Para o dia 08 de março, a Escola Penitenciária preparou várias realizações. Às 9h, o doutor em Psicologia Jose Ricardo Paula Lima Nunes da Cunha fala sobre a família como matriz da identidade, da saúde e da doença. Neste dia será montado o espaço “Bazar da Servidora”, com a exposição de calçados, roupas femininas, bijuterias, artesanato, perfumaria, entre outros itens. No período da tarde, a partir das 14h, serão realizados momentos de beleza com maquiagem e limpeza de pele, massagem corporal, drenagem facial e tratamento para os cabelos. Também haverá sorteio de brindes.

A programação segue no dia 12 com aulas de maquiagem, às 14h, e apresentação do filme “Divã”, às 15h; seguido pela oficina de culinária, onde as participantes irão aprender a preparar pizzas.

Já no dia 19, acontece, às 9h, a palestra “O Câncer – desmistificação da doença”, com o médico oncologista Moacir Basso Júnior. O “brechó entre amigas” terá início às 14h. Nele, as servidoras poderão trazer suas peças de roupas, calçados, bijuterias, artesanato, para troca. Às 17h, acontece a oficina de culinária para preparo de pão de queijo.

Encerrando a programação da Espen alusiva ao Dia Internacional da Mulher, no dia 25 de março acontece a premiação das redações vencedoras do concurso literário “A Mulher Técnica Penitenciária”, a partir da 20h. Fechando a noite, será servido um coquetel aos participantes.

Observa-se que em 2011 as servidoras penitenciárias também participartam no dia 25/02 da solenidade de homenagem ao Dia Internacional da Mulher promovida pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). O evento contou com a participação do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, do diretor-presidente da Agepen, Deusdete Oliveira, e da coordenadora Estadual de Políticas Públicas para a Mulher, Thai Loschi.

Em discurso, o secretário destacou a importância do trabalho da mulher no sistema penitenciário. “Tive a informação que hoje na Agepen as mulheres representam dois quintos do quadro de funcionários, uma proporção significativa na área de Segurança Pública; então, deve ser por isso que a Agepen realiza tão bem o trabalho de ressocialização”, elogiou.

Para o diretor-presidente da Agepen, a importância e o destaque da servidora penitenciária também são reflexo da evolução histórica da participação da mulher na sociedade. Oliveira ressaltou ainda que a atuação feminina no Sistema Penitenciário ajuda a trazer mais equilíbrio e leveza ao ambiente prisional. “Se não fossem essas mulheres que ajudam a cuidar de uma massa carcerária de mais de nove mil presos acredito que seria humanamente impossível conviver nesse ambiente”, disse.

Durante a solenidade, organizada pela Escola Penitenciária em conjunto com a Diretoria de Administração e Finanças da Agepen, foram entregues às servidoras caixas personalizadas da Agência penitenciária contendo um item de maquiagem.

Com a peça “Mulheres”, o grupo teatral "Chico Maria – Produções Culturais" levou ao evento uma mensagem da força da mulher atual. A cantora Lú Soares, vencedora do Festival da Canção dos Servidores Públicos no ano passado animou comemoração.

Também participaram a solenidade de homenagem ao Dia Internacional da Mulher a delegada titular da 1ª Delegacia de Atendimento à Mulher de Campo Grande, Lúcia Falcão; o diretor de Assistência Penitenciária da Agepen, Leonardo Arévalo Dias; o Diretor de Administração e Finanças, Pedro César Figueiredo; e o diretor de Operações da agência penitenciária, Pedro Carrilho de Arantes, entre outras autoridades.

FONTE

docs google

blogdogcmduarte

agepen ms gov

jornal dia dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário