Quem sou eu

Minha foto
Brazil
"Acho que finalmente me dei conta que o que você faz com a sua vida é somente metade da equação. A outra metade, a metade mais importante na verdade, é com quem está quando está fazendo isso."

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Basta Ter Inteligência Emocional Para Obter Sucesso Profissional?


Ter alto QI não garante que você será um bom profissional, pois há a necessidade também de inteligência emocional e esforço.

Para quem não sabe a inteligência emocional está relacionada a algumas necessidades sendo algumas delas (pelo menos as mais comuns):

  • Motivar a si mesmo;
  • Persistir mediante frustrações;
  • Controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas;
  • Praticar gratificação prorrogada;
  • Motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns;
Às vezes possuir ou controlar sua inteligência emocional pode ser um pouco difícil de se conseguir sozinho (a), e é para isso que serve o curso de inteligência emocional. A inteligência emocional baseia-se em cinco áreas de habilidades:
  • Auto-Conhecimento Emocional – reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre;
  • Controle Emocional – habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação;
  • Auto-Motivação – dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca;
  • Reconhecimento de emoções em outras pessoas;
  • Habilidade em relacionamentos interpessoais;
Na atualidade o mundo corporativo esta cada vez mais concorrido, e por conta disto na hora de lidar com a pressão e as dificuldades do dia a dia, só consegue sair ganhando aqueles que conseguem se destacar por exemplo: quem possui experiência e um pouco de conhecimento sobre inteligência emocional é um dos que passam por cima. O Individuo que utilizar a sua inteligência emocional consegue se destacar e construir uma historia de sucesso.

A revista Época de 9 Jan 2012 publicou entrevista com Daniel Goleman, o psicólogo que mostrou que o QI (quociente de inteligência) não era a forma melhor de avaliar pessoas para o trabalho, e que a inteligência emocional tem um papel também importante nesta questão. Porém, ele explica que inteligência emocional não é tudo. O que é preciso além dela para ser bom profissional?

As pessoas anseiam por novidades que resolvam tudo. Sempre há algo prometendo cura para um monte de coisas. São produtos Herbalife, Forever Living, Noni, Aloe Vera, Berinjela, Linhaça, Ração Humana, Graviola, etc. Não que tais produtos não sejam bons para a saúde. Eles são, mas não resolvem tudo. Nada resolve tudo. Muitos começaram a crer que a inteligência emocional resolveria tudo. Não resolve. Não há uma só coisa que resolva tudo.

É um conjunto de hábitos, de procedimentos, alimentos saudáveis, prática de exercícios físicos, lidar com suas emoções, eliminar substâncias e alimentos tóxicos, reduzir o estresse, vida no campo, parar com competições, evitar ao máximo o uso de medicamentos e preferir lutar para melhorar o estilo de vida. É um conjunto de coisas que passo à passo produzem saúde.

Goleman explica que o QI é genético. Uma pessoa com QI baixo, sempre terá QI baixo. Mas quando consideramos a inteligência emocional, abre a esperança para os de QI baixo, pois ela ajuda a superar a inteligência cognitiva não privilegiada. Mas mesmo assim, diz Goleman, não pode ser usada como consolo para tudo.

A pessoa com boa inteligência emocional necessita também se esforçar para adquirir conhecimento técnico, ampliar sua capacidade de raciocínio, obter conhecimento. Aprendi com um professor que Thomas Edison, o inventor da lâmpada elétrica, teve que fazer mais de mil experimentos até que conseguiu fazer uma lâmpada funcionar. Parece que foi ele que disse que mesmo para um cientista, há a necessidade do esforço, e que em muitos casos gasta-se 95% de transpiração e 5% de inspiração para se criar uma invenção.

Goleman explica que uma pessoa emocionalmente inteligente tem quatro características básicas:

(1) Traquejo social: É a capacidade de se relacionar socialmente de uma maneira agradável e que flui bem. Os muito tímidos tem dificuldade no traquejo social, assim como os muito agressivos.

(2) Autoconhecimento: Tem a ver com encontrar respostas para as dificuldades e dores emocionais e não se apavorar com isto. Significa que você consegue sem dificuldade, dar dois passos para trás, olhar a si mesmo objetivamente e entender-se.

(3) Empatia: É a capacidade de “sentir com”, ou seja, alguém lhe conta um drama pessoal, você imerge na história dela e imagina como seria viver aquela situação. Fazendo isto você dificilmente irá dizer besteiras para a pessoa, ou ficará frio e indiferente com ela.

(4)Perseverança: E, finalmente, perseverança é você continuar num empreendimento, numa atitude, sem vacilar, sem desistir, porque crê que o caminho é aquele mesmo.

Muitas pessoas são demitidas do trabalho não porque são incompetentes tecnicamente, mas porque são de difícil relacionamento. Não conseguem ter inteligência emocional, diz Goleman. São "broncas", mesmo com doutorado! Geralmente uma empresa moderna inteligente, contrata um indivíduo que tem um bom QI, mas também que possui autocontrole e é agradável.

Goleman crê que o aprendizado da inteligência emocional deve começar cedo. Sempre acreditei nisto. Já escrevi aqui sobre isto muitas vezes, quando expliquei que o desafio para a saúde emocional é ter as emoções sem deixar que as emoções nos tenham. E isto deve ser ensinado às crianças desde a tenra idade. Mas se a mãe é super nervosa, o pai é explosivo, como se pode ensinar o filho a desenvolver inteligência emocional, se nem eles a praticam?

Aprender a lidar com as emoções deveria ser uma disciplina ensinada desde o pré-primário! Quantos crimes, separações, mortes, não seriam evitadas se as pessoas aprendessem a controlar suas emoções desde a infância! Tem algum diretor de escola que ouse colocar uma disciplina assim na grade curricular?

Quem deseja aprender sobre a inteligência emocional saiba que é uma ótima pedida, pois nas aulas você aprende a transformar as suas competências em um sucesso, melhorando a qualidade emocional, através do reconhecimento, entendimento e situações que envolvam a sua emoção. Encontre maiores informações, através do seguinte site: www.eticarh.com.br/course_iemoci.htm

Faça o Teste de Inteligência Emocional aqui


FONTE

portal natural
Escrito por Dr. Cesar Vasconcellos de Souza Saúde MentalSaúde Mental

http://www.mundodastribos.com/curso-de-inteligencia-emocional.html

2 comentários:

  1. É interessante constatar que o QI não á a melhor forma de avaliar pessoas para o trabalho, e que a inteligência emocional tbm tem um papel importante nesta questão...

    ResponderExcluir