Quem sou eu

Minha foto
Brazil
"Acho que finalmente me dei conta que o que você faz com a sua vida é somente metade da equação. A outra metade, a metade mais importante na verdade, é com quem está quando está fazendo isso."

sábado, 20 de julho de 2019

Conselho da Comunidade de CG celebra 20 anos


O Conselho da Comunidade de Campo Grande comemorou 20 anos de fundação no dia 19 de julho/19, com uma solenidade no Auditório da Faculdade Estácio de Sá. O Conselho tem a missão de encaminhar pessoas que estão saindo do sistema carcerário para o mercado de trabalho, agindo como intermediar entre a AGEPEN (Agência de Administração do Sistema Penitenciário), empresários e órgãos públicos, para viabilizar emprego para pessoas do regime aberto e semiaberto.

O órgão é considerado um dos mais atuante do Brasil e serve de modelo para muitos municípios. Foi contemplado com o Selo Resgata nos anos de 2018 e 2019, tornando-se o único do pais a receber tal reconhecimento, oferecido pelo Departamento Penitenciário Nacional.

Atualmente, 192 pessoas estão trabalhando sob a gerenciamento do Conselho, atuando em parcerias com a Embrapa, além de diversos órgãos estaduais como Procon, Secretaria Infra Estrutura, Secretaria de Trabalho e Assistência Social, Instituto de Meio Ambiente, em órgãos públicos, UFMS, Procon, empresas privadas, e diversas outras instituições. Nos 20 anos, o Conselho já auxiliou mais de 15 mil reeducandos e seus familiares.

O CCCG é constituído de um Conselho Diretor, composto por juízes, promotores e defensores públicos, e de conselheiros de diversas instituições da sociedade, como OAB, Conselho de Serviço Social, Conselho de Psicologia, Pastoral Carcerária, entre outros. O atual presidente é a promotora Regina Dornte Broch e o vice-presidente é o juiz Mário José Esbalqueiro Junior, da 2ª Vara de Execução Penal. O diretor-executivo é Nereu Alves Rios.

Dentro os projetos desenvolvidos, destaca-se o “Pintando e revitalizando a educação com liberdade”, na reforma de dez escolas estaduais e também o projeto “Mãos que constroem” na reforma na Delegacia do 4ª Distrito Policial.

Para incentivar a recuperação dos reeducandos e aumentar a contratação da mão de obra carcerária, o Conselho da Comunidade criou o Prêmio Benjamim Padoa, que está na sua sexta edição. É uma forma de premiar as pessoas que se destacam pela disciplina, comportamento, servindo de modelo para os outros reeducandos na recuperação e integração na sociedade. Esse ano serão premiados Valmir Souza Silva e Arquineia Conceição Rodrigues. Na solenidade, a equipe do Conselho vai homenagear diversos parceiros, conselheiros e empresários que colaboraram para a excelência do trabalho desenvolvido ao longo dos 20 anos.

Prêmio “Benjamin Padoa”

Representando o Governo de Mato Grosso do Sul, o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, participou da entrega do “6º Prêmio Benjamin Padoa” para reeducandos e parceiros contratantes. Realizado pelo Conselho da Comunidade de Campo Grande, o evento aconteceu, nesta sexta-feira (19.7), no auditório da Faculdade Estácio de Sá - campus TV Morena.

O objetivo da ação é promover atividades de reinserção social do reeducando e estimular empresas que verdadeiramente assumem seu papel com a responsabilidade social. Este ano, foram agraciados e premiados em dinheiro os reeducandos Valmir Souza Silva e Arquimeia Conceição Rodrigues. Além disso, personalidades e empresas parceiras do Conselho da Comunidade de Campo Grande receberam homenagens.

Conforme o diretor-presidente da Agepen, o trabalho é considerado uma ferramenta essencial na recuperação e reintegração social de pessoas em privação de liberdade, além de ser fonte de renda e da dignidade humana. “São inúmeros os benefícios da reinserção do reeducando no mercado de trabalho, entre eles, a diminuição da violência urbana, valorização da autoestima, o preso tem a oportunidade em contribuir economicamente com a renda familiar, além de incentivar valores morais e sociais, ensinando cultura e a disciplina do trabalho”, ressaltou.

O dirigente também reforçou o trabalho desempenhado pela instituição, por meio da Diretoria de Assistência Penitenciária e a Divisão do Trabalho, para ampliar o número de parcerias em todo o estado. “Realizamos diversas ações que incentivam a ocupação produtiva de reeducandos, entre elas, o lançamento da cartilha ‘Mão de Obra Carcerária - Orientações para Futuros Conveniados’ que foi realizado em março deste ano”, disse.

O "Prêmio Benjamin Padoa" leva o nome de um dos fundadores do Conselho da Comunidade de Campo Grande, figura de destaque na história da instituição e que, segundo os criadores da premiação, "ensinou muito por onde passava, sendo exemplo, para todos que o conheceram, de honestidade, bondade e respeito ao próximo". Familiares do homenageado também estiveram presentes na premiação.

Em discurso, a presidente do Conselho da Comunidade, promotora de Justiça Regina Dornte Broch, destacou a importância de se acreditar no ser humano e valorizar a esperança que é o segredo para a vida. “Esse sentimento de que ‘daqui para frente será diferente’, todos vocês podem e devem sempre olhar um novo dia com esse sentimento de recomeço. E isso vale para todos nós, porque erramos, aprendemos com os erros e estamos nessa vida para evoluirmos”, contou, reforçando que Benjamin acreditava realmente nisso e tinha a generosidade e o amor como características muito marcantes.

Atualmente, a Agepen conta com 183 parcerias, entre órgãos públicos e empresas privadas, que proporcionam ocupação produtiva a mais de 6,4 mil reeducandos, representando mais de 33% da massa carcerária. Dentro desse contexto, a parceria com o Conselho da Comunidade de Campo Grande proporciona, atualmente, trabalho lícito e remunerado a 180 homens e mulheres privados de liberdade na capital.

Também estiveram presentes no evento o supervisor da Coordenadoria das Varas de Execução Penal de Mato Grosso do Sul, desembargador Luiz Gonzaga Mendes Marques; o juiz da 2ª Vara de Execução penal, Albino Coimbra Neto; o secretário executivo do Conselho da Comunidade de Campo Grande, Nereu Alves Rios; a promotora de Justiça Renata Ruth Fernandes Goya Marinho; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Joilson Alves do Amaral; o procurador de justiça, Helton Fonseca Bernardes; além de dirigentes da Agepen, agentes penitenciários e convidados.


FONTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário