Quem sou eu

Minha foto
Brazil
"Acho que finalmente me dei conta que o que você faz com a sua vida é somente metade da equação. A outra metade, a metade mais importante na verdade, é com quem está quando está fazendo isso."

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Biblioteca de indicações dos PGDIs de líderes da SAD - 2019


Instrumento de Desenvolvimento de Servidores, o Programa “Gestão por Competência” tem um calendário anual de ações. Para este terceiro ciclo, a etapa de preenchimento dos Planos de Gestão de Desempenho Individual (PGDI), traz indicações de livros, documentários, séries e filmes necessários ao desenvolvimento de lideranças e equipes ao longo do ciclo de avaliação de 2019.

Integram a biblioteca de indicações da SAD neste ciclo:

Livros:

O Grande Potencial (Shawn Achor)

Em Grande Potencial, o estudioso de felicidade Shawn Achor, com base em seu trabalho em mais de 50 países, defende que o sucesso e a felicidade não são “esportes” competitivos. Na verdade, eles dependem basicamente de como nos conectamos e aprendemos com os outros. Achor apresenta aqui o conceito de Grande Potencial, que é o sucesso que só pode ser atingido por meio de um Círculo Virtuoso formado com outras pessoas, e oferece estratégias para elevar o teto do que podemos alcançar enquanto devolvemos felicidade e damos novo significado à nossa vida.

Para Achor, não apenas a felicidade é contagiosa; cada dimensão do potencial humano - performance, inteligência, criatividade, habilidade de liderar e saúde - é influenciada por todos a nosso redor. Dessa forma, ao ajudar os outros a se tornarem pessoas melhores, levamos nosso potencial a outro nível.

Comunicação e Assessoria de Imprensa para Governos – Marco Antônio de Carvalho Eid

Muito do sucesso dos governos depende de como interagem, dialogam e se comunicam com a sociedade e a mídia. Desde que a democracia foi reconquistada no Brasil, temos visto casos em que governos federal, estadual e municipal acertaram e pecaram em sua comunicação, provocando adesão ou rejeição às suas atividades. O objetivo deste livro é mostrar como e porque a comunicação entre governo, sociedade e mídia deve fluir de maneira clara, transparente e objetiva. E quais as melhores práticas para fazê-la. Este texto é direcionado a jornalistas de todas as áreas e veículos, assessorias de imprensa, políticos, órgãos públicos e estudantes de comunicação e jornalismo.

A Firma – John Grisham

Quando Mitch McDeere aceita trabalhar na Bendini, Lambert & Locke, em Memphis, tem certeza de que ele e sua linda esposa, Abby, tiraram a sorte grande. Além de ser uma firma que se orgulha de ter os maiores salários e benefícios do país, ainda lhe oferece um BMW, quita suas dívidas estudantis, arranja um financiamento de imóvel a juros baixos e contrata uma decoradora para sua casa.

Justamente quando começa a achar que tudo parece bom demais para ser verdade, Mitch é procurado por um agente do FBI, que lhe revela informações confidenciais sobre a empresa e lhe diz que ele mesmo está sob investigação. Ao ser pressionado para se tornar informante, Mitch se vê num beco sem saída. Se não concordar em colaborar, será denunciado à justiça, mas se a firma descobrir seu papel duplo, o preço a pagar pode ser a própria vida.

Peter Drucker – Melhores Práticas – William Cohen

Mundialmente conhecido como o pai da administração moderna, Peter Drucker (1909-2005) também foi um dos mais renomados e bem-sucedidos consultores de gestão de todos os tempos, tendo atuado em centenas de organizações públicas e privadas de vários países. Em Peter Drucker: melhores práticas, William A. Cohen, o primeiro aluno graduado no PhD executivo criado por Drucker, detalha as práticas mais efetivas de gestão adotadas pelo fenômeno da administração que ajudaram empresas como a General Eletric (GE), a chegarem ao topo.

Esta obra pode ser considerada uma enciclopédia das práticas de Drucker, além de orientar sobre como e quando aplicá-las. Enquanto consultores de gestão encontrarão um guia completo com as melhores técnicas e metodologias para serem aplicadas em projetos de intervenção organizacional; executivos, gestores e empreendedores poderão ter em mãos uma verdadeira bússola para examinarem seus negócios e organizações, por meio de perspectiva pragmática – que reforça a influência e o impacto do pensamento e metodologias de Drucker sobre as organizações até os dias atuais.

Gestão do Amanhã - Sandro Magaldi e José Salibi Neto

Não existe outro momento mais vibrante na história recente da humanidade. Um ambiente repleto de desafios reserva oportunidades até então não mapeadas. O mundo está em aberto. A vida está em aberto. O que fez empresas como Netflix, Airbnb e Uber assumirem o lugar de companhias e modelos de negócios aparentemente consagrados e indestrutíveis? O que nos reserva o futuro?

Embora muito se tenha falado sobre esses novos players do mercado, ainda há inúmeras dúvidas sobre como será o futuro do mundo corporativo, com seus diversos modelos de empresas e negócios, muitos dos quais ainda se consideram inabaláveis. O fato, porém, é que, diariamente, o mundo passa por mudanças em todas as áreas.

Hoje coabitam, no mesmo momento, o novo – representado pelas novas tecnologias, inovações e rupturas – com o clássico, o tradicional, forjado ao longo de séculos de convivência e desenvolvimento humano. Essa nova Era é conhecida como a 4ª Revolução Industrial, a mais abrangente, profunda e ampla da história. É a única que harmoniza descobertas transformadoras integrando, pela primeira vez, o mundo físico, digital e biológico em um mesmo ambiente.

Com essas mudanças, o modelo de gestão também precisa mudar: os modelos corporativos, os líderes, os mecanismos de educação etc. Sandro Magaldi e José Salibi Neto trazem nesta obra um panorama completo dos modelos de gestão ao decorrer da história e qual deve ser o modelo nesse novo momento no qual estamos vivendo. Em um texto abrangente e ao mesmo tempo simples, eles apresentam tudo o que você precisa saber para não ser derrubado por não se adaptar ao novo.

A Quarta revolução industrial – Klaus Schwab

A Quarta Revolução Industrial é diferente de tudo o que a humanidade já experimentou. Novas tecnologias estão fundindo os mundos físico, digital e biológico de forma a criar grandes promessas e possíveis perigos. A velocidade, a amplitude e a profundidade desta revolução estão nos forçando a repensar como os países se desenvolvem, como as organizações criam valor e o que significa ser humano. Como fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab esteve no centro dos assuntos globais por mais de 40 anos. Após observar em primeira mão como os líderes mundiais navegaram pela revolução digital, Schwab está convencido de que estamos no início de um período ainda mais emocionante e desafiador.

Esta obra descreve as principais características da nova revolução tecnológica e destaca as oportunidades e os dilemas que ela representa. E o mais importante, o autor explica por que a Quarta Revolução Industrial é algo fabricado por nós mesmos e está sob nosso controle, e como as novas formas de colaboração e governança, acompanhadas por uma narrativa positiva e compartilhada, podem dar forma à nova Revolução Industrial para o benefício de todos. Se aceitarmos a responsabilidade coletiva para a criação de um futuro em que a inovação e a tecnologia servem às pessoas, elevaremos a humanidade a novos níveis de consciência moral.

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes - Stephen R. Covey

O livro de negócios mais importante do Século XX Presença constante na lista de best-sellers, Os 7 hábitos das pessoas altamente eficientes ganha uma nova edição, revista e ampliada, para comemorar seus 25 anos. Desde a primeira publicação da obra, muita coisa mudou no mundo empresarial e político. No entanto, os 7 hábitos estabelecidos por Stephen Covey são eternos e imutáveis, guiando e ajudando inúmeras pessoas neste meio século ― sejam elas chefes de Estado ou indivíduos comuns.

Poder e alta performance: O manual prático para reprogramar seus hábitos e promover mudanças profundas em sua vida – Paulo Vieira

“Mudanças profundas e substanciais acontecem rapidamente.” Ter uma vida melhor e ser bem-sucedido na vida pessoal e, ao mesmo tempo, na profissional é perfeitamente possível. No entanto, como fazer isso é a questão que aflige muitas pessoas, pois é difícil pôr as estratégias em prática. Com o objetivo de promover mudanças rápidas, profundas e permanentes no ser humano, Paulo Vieira oferece neste livro as ferramentas fundamentais para que o leitor tenha uma vida plena e assuma o controle do seu destino, tonando-se tudo aquilo para o que ele foi criado.

Baseado no Método CIS®, maior treinamento de inteligência emocional do mundo, O poder verdadeiro traz um texto simples e fluente, rico em exercícios, exemplos e casos reais, em que o leitor aprenderá a: Identificar o que está errado em sua vida; Acabar com a procrastinação; Sair da zona de conforto e ousar; Adotar a postura dos reis; Reproduzir modelos de excelência; Usar o poder das palavras; Estabelecer e realizar objetivos grandiosos; Criar uma missão de vida; Conquistar crenças fortalecedoras; Refazer laços e relacionamentos importantes. Comece já a ter a vida que você merece!

O Jeito Harvard de Ser Feliz: O curso mais concorrido da melhor universidade do mundo – Shawn Achor

Você não precisa ter sucesso para ser feliz, mas precisa ser feliz para ter sucesso A sabedoria popular diz que se nos empenharmos teremos sucesso, e se tivermos sucesso, então poderemos ser felizes. Se pudéssemos encontrar aquele emprego dos sonhos, ter mais uma promoção, perder aqueles três quilos, a felicidade viria. Mas descobertas recentes no campo da psicologia positiva têm demonstrado que essa fórmula funciona na verdade de maneira inversa: é a felicidade que impulsiona o sucesso, e não o contrário. Quando somos positivos, o nosso cérebro se envolve mais, torna-se mais criativo, motivado, energizado e produtivo no trabalho. Este não é um simples mantra vazio.

A descoberta foi repetidamente comprovada por rigorosas pesquisas nos campos da psicologia e da neurociência, estudos de gestão e resultados financeiros de organizações ao redor do mundo. Este livro não discute apenas como ser mais feliz, trata de nos ensinar a colher os frutos de uma atitude mental mais positiva que proporcione efeitos extraordinários no nosso trabalho e na nossa vida, sendo leitura obrigatória para todos aqueles que buscam a excelência em um mundo onde a carga de trabalho, o estresse e o negativismo estão cada vez maiores.

O 8º hábito da eficácia a grandeza - Stephen R. Covey

Hoje em dia, não basta somente ser uma pessoa ou uma organização eficaz, mas são necessárias a realização, a execução apaixonada e a contribuição significativa, em uma ordem de grandeza e dimensão diferentes. Os sete hábitos para as pessoas altamente eficazes continuam relevantes, mas Covey afirma que os novos desafios e a complexidade com que nos deparamos em nossas vidas e relacionamentos pessoais, em nossas famílias, em nossas vidas profissionais e em nossas organizações são de uma ordem de grandeza diferente e exigem uma nova atitude mental, uma nova habilidade, um novo conjunto de ferramentas... um novo hábito.

Esse 8º Hábito é o de encontrar a própria voz e inspirar outros a encontrar a deles. Há um anseio profundo, inato, quase inexprimível dentro de cada um de nós para encontrar a própria voz na vida.

O propósito deste livro é dar ao leitor um mapa do caminho que o leve dessa dor e frustração à verdadeira realização, à relevância, ao significado e à contribuição no novo panorama de nossos dias não apenas no trabalho e na organização, mas em toda sua vida. Em resumo, ele o conduzirá até encontrar sua voz. Se o leitor assim quiser, ele também o levará a um grande aumento de sua influência, qualquer que seja sua posição inspirando outros a quem prezamos, sua equipe e sua organização a encontrarem suas vozes e aumentarem várias vezes sua eficácia, crescimento e impacto. O leitor descobrirá que essa influência e essa liderança nascem da escolha, não da posição ou do status.

O poder da ação - Paulo Vieira

Acorde para os objetivos que quer conquistar. Já aconteceu a você de se olhar no espelho e não gostar daqueles quilos a mais? De observar seu momento profissional somente com frustração? De se sentir desconectado dos seus familiares, dos seus amigos? Se você acha que essas são situações normais, pense de novo! Só porque isso acontece com várias pessoas não quer dizer que a vida deva ser assim. Só porque algo se torna comum, não significa que seja normal!

Neste livro, Paulo Vieira lhe convida a quebrar o ciclo vicioso e iniciar um caminho de realização. Para isso, ele apresenta o método responsável por impactar 250 mil pessoas ao longo de sua carreira - e que pode ser a chave para o que você tanto procura. No decorrer destas páginas, o autor lhe entrega uma bússola. E para conseguir se guiar por ela você terá de assumir um compromisso com a mudança. Preparado?

Aproveite todas as provocações e os desafios propostos nesta obra para conseguir, de fato, fazer o check-up completo sobre si mesmo. Acorde, creia, comunique, tenha foco, AJA! Pare de adiar sua vida e seja quem quer ser a partir de agora. Não existe outra opção. E está em suas mãos reescrever seu futuro.

Seja o líder que o momento exige - César Souza

As cinco forças que fazem um líder, do mesmo autor do best-seller “Você é do tamanho dos seus sonhos”. Contando uma história e com uma linguagem amplamente acessível, César Souza guia o leitor pelos caminhos do conhecimento em uma busca de modelos mais eficazes de liderança. Ao longo dessa jornada, somos apresentados a trajetórias de diversos personagens consagrados em histórias de sucesso, no Brasil e no mundo. Por esses caminhos, aprendemos inúmeras lições que podem ser aplicadas nos desafios do nosso dia a dia.

César Souza nos apresenta a figura do Líder Inspirador, que se destaca por reunir em si as Cinco Forças que farão toda a diferença, e que o leitor encontra de maneira detalhada e dinâmica ao longo do livro: construir um Propósito com sua equipe, trabalhar por uma Causa, não apenas executar tarefas ou cumprir metas; formar outros líderes, não apenas seguidores; liderar em 360 graus, não apenas em 90 graus; surpreender pelos resultados, fazendo mais do que o combinado; inspirar pelos valores, não apenas pelo carisma.

Com sua longa experiência, César Souza, mais uma vez, nos brinda com sua dinâmica inovadora e nos expõe o essencial para o leitor se preparar para ter sucesso, sendo o líder que o momento exige e superar assim o “apagão” de liderança que vivemos no Brasil e no mundo.

Documentário:

Eu não sou o seu guru – Tony Roobins (Netflix)
Os clientes são fãs incondicionais das técnicas de coaching nada ortodoxas de Tony Robbins. Conheça os bastidores do megaevento anual que atrai milhares de participantes. Documentário capta tanto o enorme esforço de produzir este extraordinário evento ao vivo, bem como as transformações de vida de alguns participantes.

Séries:

The Crown - Netflix

A série conta a história da família real, sobre a vida da Rainha Elizabeth II e os bastidores do início de seu reinado a partir de seu casamento em 1947 até os dias atuais. Assim, os episódios também nos levam ao momento político, social e econômico do país e do mundo na época, revelando grandes eventos que moldaram a segunda metade do século 20.
Apesar de ter diálogos e construções fictícias, vemos líderes políticos citando marcos históricos e nomes como Hitler, Stalin e outros, discutindo questões reais que muitos de nós estudamos, outras gerações participaram ou ouviram falar.

One Strange Rock – National Geographic (Netflix)

Com imagens feitas diretamente do espaço, One Strange Rock encanta por trazer uma visão rara, que só quem teve foram aqueles que tiveram o prazer de estar orbitando a Terra por um tempo. E quem melhor do que eles para explicarem essas filmagens? É assim que o documentário entende, e traz várias participações de astronautas que já tiveram essa experiência. Seus depoimentos são tão interessantes quanto todo o assunto da série, o que faz desse documentário algo maior do que já vimos na televisão. Importante constar que, assim como a série, metáforas relacionadas ao mundo corporativo podem ser construídas após assistirmos aos episódios.

Eu e o Universo - Netflix

Emoções, mídia social e muito mais. É a ciência presente na nossa vida explicada de maneira fácil de entender.

Filmes:

Vice acompanha a ascensão de Dick Cheney, ao se tornar o homem mais poderoso do mundo. Vice-presidente de George W. Bush, ele remodelou os Estados Unidos e o mundo, gerando mudanças que permanecem até os dias de hoje.

À procura da Felicidade

Chris Gardner é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda, sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher, seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados.

Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

Chatô – O rei do Brasil

Inspirado no best seller homônimo de Fernando Morais, conta a história da vida e obra de Assis Chateaubriand. Em seu delírio, Chatô se vê dentro de um show de TV ao vivo, transmitido para todo o país, mostrando a aventura que foi a construção e o declínio de seu império de rádios, jornais e TVs. Uma disputa de amor e poder em trama épica sobre o magnata das comunicações no Brasil.

Gênio Indomável

Em Boston, um jovem de 20 anos que já teve algumas passagens pela polícia e servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática. Entretanto, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles.

O Diabo veste Prada

Andrea Sachs é uma jovem jornalista que consegue um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly, principal executiva da publicação. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo a garota percebe que trabalhar com Miranda não é tão simples assim.

O discurso do Rei

Desde os 4 anos, George (Colin Firth) é gago. Este é um sério problema para um integrante da realeza britânica, que frequentemente precisa fazer discursos. George procurou diversos médicos, mas nenhum deles trouxe resultados eficazes. Quando sua esposa, Elizabeth (Helena Bonham Carter), o leva até Lionel Logue (Geoffrey Rush), um terapeuta de fala de método pouco convencional, George está desesperançoso. Lionel se coloca de igual para igual com George e atua também como seu psicólogo, de forma a tornar-se seu amigo. Seus exercícios e métodos fazem com que George adquira autoconfiança para cumprir o maior de seus desafios: assumir a coroa, após a abdicação de seu irmão David (Guy Pearce).

FONTE


Publicado por: Ana Carina do Prado Verbisck

Nenhum comentário:

Postar um comentário