Quem sou eu

Minha foto
Brazil
"Acho que finalmente me dei conta que o que você faz com a sua vida é somente metade da equação. A outra metade, a metade mais importante na verdade, é com quem está quando está fazendo isso."

sábado, 27 de julho de 2019

Como faço o PGDI?


Na etapa do PGDI (Plano de Gestão de Desenvolvimento Individual) o gestor, junto com o seu liderado, descreve em um formulário as entregas que o liderado deverá realizar durante o ano, tanto como as competências necessárias, ações para desenvolvimento e seus pontos fortes. Após o líder enviar para validação o servidor deve entrar no seu sistema para realizar a validação.

Para facilitar o entendimento, clique no passo a passo abaixo.

Como faço o ACOMPANHAMENTO do meu servidor?
Na etapa do acompanhamento, o gestor, junto com seu liderado, realiza o feedback do mesmo, enfatizando não só os objetivos alcançados, como também propõe alguma forma de melhoria para que seu desempenho progrida ainda mais com relação as suas metas, descrevendo formas de capacitar-se para que as alcance com excelência. Após isso, o gestor registrará no formulário o resumo dos assuntos tratados na reunião. Está etapa não necessita da validação do servidor, porém ele pode estar visualizando na pagina inicial do seu ambiente dentro do sistema (HOME/ CAMPO INFERIOR ESQUERDO / MEU PGDI).

Como faço a minha AVALIAÇÃO?
A avaliação é a última etapa do ciclo da gestão por competência, nela o servidor entrará no seu próprio ambiente, irá autoavaliar-se e avaliará o seu gestor imediato, assim como o gestor imediato entrará também no seu próprio ambiente, avaliará seus liderados, seu líder, e a si próprio. As notas dos gestores é um resultado da sua autoavaliação + avaliação dos liderados + avaliação do seu líder. Já as notas de quem não exerce a função de gestor são baseadas nas notas da autoavaliação + nota do líder.



FONTE

Inscrições Abertas: Logotipo da RBEP



Encerra no dia 31 de outubro de 2019 o prazo para participar da Inscrição - Logotipo Revista Brasileira de Execução Penal. O chamamento público para a criação do Logotipo da Revista Brasileira de Execução Penal (RBEP) é direcionado a sociedade em geral, com restrição apenas aos membros da comissão julgadora.

A Revista Brasileira de Execução Penal é um periódico técnico-científico do Departamento Penitenciário Nacional – Depen/MJSP. Publica artigos, documentos inéditos, resenhas, entrevistas, relatos de experiência e descrição de boas práticas, que busquem relacionar a experiência profissional, o conhecimento produzido sobre a matéria e o cumprimento da legislação nacional.

A revista tem circulação semestral e submissão em fluxo Contínuo.

Áreas de conhecimento: sistema de justiça criminal (imbricado com a execução penal), sistemas penitenciários, execução penal, assistências e políticas para o sistema penitenciário, controle e participação social na execução penal, justiça e práticas de justiça restaurativas, inclusive, em perspectivas comparadas com outros países.


Prazo para o envio de propostas:

30 de julho de 2019 a 31 de outubro de 2019.

Informações: rbep@mj.gov.br

Telefone: (61) 2025-3437


FONTE

AQUI

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Biblioteca de indicações dos PGDIs de líderes da SAD - 2019


Instrumento de Desenvolvimento de Servidores, o Programa “Gestão por Competência” tem um calendário anual de ações. Para este terceiro ciclo, a etapa de preenchimento dos Planos de Gestão de Desempenho Individual (PGDI), traz indicações de livros, documentários, séries e filmes necessários ao desenvolvimento de lideranças e equipes ao longo do ciclo de avaliação de 2019.

Integram a biblioteca de indicações da SAD neste ciclo:

Livros:

O Grande Potencial (Shawn Achor)

Em Grande Potencial, o estudioso de felicidade Shawn Achor, com base em seu trabalho em mais de 50 países, defende que o sucesso e a felicidade não são “esportes” competitivos. Na verdade, eles dependem basicamente de como nos conectamos e aprendemos com os outros. Achor apresenta aqui o conceito de Grande Potencial, que é o sucesso que só pode ser atingido por meio de um Círculo Virtuoso formado com outras pessoas, e oferece estratégias para elevar o teto do que podemos alcançar enquanto devolvemos felicidade e damos novo significado à nossa vida.

Para Achor, não apenas a felicidade é contagiosa; cada dimensão do potencial humano - performance, inteligência, criatividade, habilidade de liderar e saúde - é influenciada por todos a nosso redor. Dessa forma, ao ajudar os outros a se tornarem pessoas melhores, levamos nosso potencial a outro nível.

Comunicação e Assessoria de Imprensa para Governos – Marco Antônio de Carvalho Eid

Muito do sucesso dos governos depende de como interagem, dialogam e se comunicam com a sociedade e a mídia. Desde que a democracia foi reconquistada no Brasil, temos visto casos em que governos federal, estadual e municipal acertaram e pecaram em sua comunicação, provocando adesão ou rejeição às suas atividades. O objetivo deste livro é mostrar como e porque a comunicação entre governo, sociedade e mídia deve fluir de maneira clara, transparente e objetiva. E quais as melhores práticas para fazê-la. Este texto é direcionado a jornalistas de todas as áreas e veículos, assessorias de imprensa, políticos, órgãos públicos e estudantes de comunicação e jornalismo.

A Firma – John Grisham

Quando Mitch McDeere aceita trabalhar na Bendini, Lambert & Locke, em Memphis, tem certeza de que ele e sua linda esposa, Abby, tiraram a sorte grande. Além de ser uma firma que se orgulha de ter os maiores salários e benefícios do país, ainda lhe oferece um BMW, quita suas dívidas estudantis, arranja um financiamento de imóvel a juros baixos e contrata uma decoradora para sua casa.

Justamente quando começa a achar que tudo parece bom demais para ser verdade, Mitch é procurado por um agente do FBI, que lhe revela informações confidenciais sobre a empresa e lhe diz que ele mesmo está sob investigação. Ao ser pressionado para se tornar informante, Mitch se vê num beco sem saída. Se não concordar em colaborar, será denunciado à justiça, mas se a firma descobrir seu papel duplo, o preço a pagar pode ser a própria vida.

Peter Drucker – Melhores Práticas – William Cohen

Mundialmente conhecido como o pai da administração moderna, Peter Drucker (1909-2005) também foi um dos mais renomados e bem-sucedidos consultores de gestão de todos os tempos, tendo atuado em centenas de organizações públicas e privadas de vários países. Em Peter Drucker: melhores práticas, William A. Cohen, o primeiro aluno graduado no PhD executivo criado por Drucker, detalha as práticas mais efetivas de gestão adotadas pelo fenômeno da administração que ajudaram empresas como a General Eletric (GE), a chegarem ao topo.

Esta obra pode ser considerada uma enciclopédia das práticas de Drucker, além de orientar sobre como e quando aplicá-las. Enquanto consultores de gestão encontrarão um guia completo com as melhores técnicas e metodologias para serem aplicadas em projetos de intervenção organizacional; executivos, gestores e empreendedores poderão ter em mãos uma verdadeira bússola para examinarem seus negócios e organizações, por meio de perspectiva pragmática – que reforça a influência e o impacto do pensamento e metodologias de Drucker sobre as organizações até os dias atuais.

Gestão do Amanhã - Sandro Magaldi e José Salibi Neto

Não existe outro momento mais vibrante na história recente da humanidade. Um ambiente repleto de desafios reserva oportunidades até então não mapeadas. O mundo está em aberto. A vida está em aberto. O que fez empresas como Netflix, Airbnb e Uber assumirem o lugar de companhias e modelos de negócios aparentemente consagrados e indestrutíveis? O que nos reserva o futuro?

Embora muito se tenha falado sobre esses novos players do mercado, ainda há inúmeras dúvidas sobre como será o futuro do mundo corporativo, com seus diversos modelos de empresas e negócios, muitos dos quais ainda se consideram inabaláveis. O fato, porém, é que, diariamente, o mundo passa por mudanças em todas as áreas.

Hoje coabitam, no mesmo momento, o novo – representado pelas novas tecnologias, inovações e rupturas – com o clássico, o tradicional, forjado ao longo de séculos de convivência e desenvolvimento humano. Essa nova Era é conhecida como a 4ª Revolução Industrial, a mais abrangente, profunda e ampla da história. É a única que harmoniza descobertas transformadoras integrando, pela primeira vez, o mundo físico, digital e biológico em um mesmo ambiente.

Com essas mudanças, o modelo de gestão também precisa mudar: os modelos corporativos, os líderes, os mecanismos de educação etc. Sandro Magaldi e José Salibi Neto trazem nesta obra um panorama completo dos modelos de gestão ao decorrer da história e qual deve ser o modelo nesse novo momento no qual estamos vivendo. Em um texto abrangente e ao mesmo tempo simples, eles apresentam tudo o que você precisa saber para não ser derrubado por não se adaptar ao novo.

A Quarta revolução industrial – Klaus Schwab

A Quarta Revolução Industrial é diferente de tudo o que a humanidade já experimentou. Novas tecnologias estão fundindo os mundos físico, digital e biológico de forma a criar grandes promessas e possíveis perigos. A velocidade, a amplitude e a profundidade desta revolução estão nos forçando a repensar como os países se desenvolvem, como as organizações criam valor e o que significa ser humano. Como fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab esteve no centro dos assuntos globais por mais de 40 anos. Após observar em primeira mão como os líderes mundiais navegaram pela revolução digital, Schwab está convencido de que estamos no início de um período ainda mais emocionante e desafiador.

Esta obra descreve as principais características da nova revolução tecnológica e destaca as oportunidades e os dilemas que ela representa. E o mais importante, o autor explica por que a Quarta Revolução Industrial é algo fabricado por nós mesmos e está sob nosso controle, e como as novas formas de colaboração e governança, acompanhadas por uma narrativa positiva e compartilhada, podem dar forma à nova Revolução Industrial para o benefício de todos. Se aceitarmos a responsabilidade coletiva para a criação de um futuro em que a inovação e a tecnologia servem às pessoas, elevaremos a humanidade a novos níveis de consciência moral.

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes - Stephen R. Covey

O livro de negócios mais importante do Século XX Presença constante na lista de best-sellers, Os 7 hábitos das pessoas altamente eficientes ganha uma nova edição, revista e ampliada, para comemorar seus 25 anos. Desde a primeira publicação da obra, muita coisa mudou no mundo empresarial e político. No entanto, os 7 hábitos estabelecidos por Stephen Covey são eternos e imutáveis, guiando e ajudando inúmeras pessoas neste meio século ― sejam elas chefes de Estado ou indivíduos comuns.

Poder e alta performance: O manual prático para reprogramar seus hábitos e promover mudanças profundas em sua vida – Paulo Vieira

“Mudanças profundas e substanciais acontecem rapidamente.” Ter uma vida melhor e ser bem-sucedido na vida pessoal e, ao mesmo tempo, na profissional é perfeitamente possível. No entanto, como fazer isso é a questão que aflige muitas pessoas, pois é difícil pôr as estratégias em prática. Com o objetivo de promover mudanças rápidas, profundas e permanentes no ser humano, Paulo Vieira oferece neste livro as ferramentas fundamentais para que o leitor tenha uma vida plena e assuma o controle do seu destino, tonando-se tudo aquilo para o que ele foi criado.

Baseado no Método CIS®, maior treinamento de inteligência emocional do mundo, O poder verdadeiro traz um texto simples e fluente, rico em exercícios, exemplos e casos reais, em que o leitor aprenderá a: Identificar o que está errado em sua vida; Acabar com a procrastinação; Sair da zona de conforto e ousar; Adotar a postura dos reis; Reproduzir modelos de excelência; Usar o poder das palavras; Estabelecer e realizar objetivos grandiosos; Criar uma missão de vida; Conquistar crenças fortalecedoras; Refazer laços e relacionamentos importantes. Comece já a ter a vida que você merece!

O Jeito Harvard de Ser Feliz: O curso mais concorrido da melhor universidade do mundo – Shawn Achor

Você não precisa ter sucesso para ser feliz, mas precisa ser feliz para ter sucesso A sabedoria popular diz que se nos empenharmos teremos sucesso, e se tivermos sucesso, então poderemos ser felizes. Se pudéssemos encontrar aquele emprego dos sonhos, ter mais uma promoção, perder aqueles três quilos, a felicidade viria. Mas descobertas recentes no campo da psicologia positiva têm demonstrado que essa fórmula funciona na verdade de maneira inversa: é a felicidade que impulsiona o sucesso, e não o contrário. Quando somos positivos, o nosso cérebro se envolve mais, torna-se mais criativo, motivado, energizado e produtivo no trabalho. Este não é um simples mantra vazio.

A descoberta foi repetidamente comprovada por rigorosas pesquisas nos campos da psicologia e da neurociência, estudos de gestão e resultados financeiros de organizações ao redor do mundo. Este livro não discute apenas como ser mais feliz, trata de nos ensinar a colher os frutos de uma atitude mental mais positiva que proporcione efeitos extraordinários no nosso trabalho e na nossa vida, sendo leitura obrigatória para todos aqueles que buscam a excelência em um mundo onde a carga de trabalho, o estresse e o negativismo estão cada vez maiores.

O 8º hábito da eficácia a grandeza - Stephen R. Covey

Hoje em dia, não basta somente ser uma pessoa ou uma organização eficaz, mas são necessárias a realização, a execução apaixonada e a contribuição significativa, em uma ordem de grandeza e dimensão diferentes. Os sete hábitos para as pessoas altamente eficazes continuam relevantes, mas Covey afirma que os novos desafios e a complexidade com que nos deparamos em nossas vidas e relacionamentos pessoais, em nossas famílias, em nossas vidas profissionais e em nossas organizações são de uma ordem de grandeza diferente e exigem uma nova atitude mental, uma nova habilidade, um novo conjunto de ferramentas... um novo hábito.

Esse 8º Hábito é o de encontrar a própria voz e inspirar outros a encontrar a deles. Há um anseio profundo, inato, quase inexprimível dentro de cada um de nós para encontrar a própria voz na vida.

O propósito deste livro é dar ao leitor um mapa do caminho que o leve dessa dor e frustração à verdadeira realização, à relevância, ao significado e à contribuição no novo panorama de nossos dias não apenas no trabalho e na organização, mas em toda sua vida. Em resumo, ele o conduzirá até encontrar sua voz. Se o leitor assim quiser, ele também o levará a um grande aumento de sua influência, qualquer que seja sua posição inspirando outros a quem prezamos, sua equipe e sua organização a encontrarem suas vozes e aumentarem várias vezes sua eficácia, crescimento e impacto. O leitor descobrirá que essa influência e essa liderança nascem da escolha, não da posição ou do status.

O poder da ação - Paulo Vieira

Acorde para os objetivos que quer conquistar. Já aconteceu a você de se olhar no espelho e não gostar daqueles quilos a mais? De observar seu momento profissional somente com frustração? De se sentir desconectado dos seus familiares, dos seus amigos? Se você acha que essas são situações normais, pense de novo! Só porque isso acontece com várias pessoas não quer dizer que a vida deva ser assim. Só porque algo se torna comum, não significa que seja normal!

Neste livro, Paulo Vieira lhe convida a quebrar o ciclo vicioso e iniciar um caminho de realização. Para isso, ele apresenta o método responsável por impactar 250 mil pessoas ao longo de sua carreira - e que pode ser a chave para o que você tanto procura. No decorrer destas páginas, o autor lhe entrega uma bússola. E para conseguir se guiar por ela você terá de assumir um compromisso com a mudança. Preparado?

Aproveite todas as provocações e os desafios propostos nesta obra para conseguir, de fato, fazer o check-up completo sobre si mesmo. Acorde, creia, comunique, tenha foco, AJA! Pare de adiar sua vida e seja quem quer ser a partir de agora. Não existe outra opção. E está em suas mãos reescrever seu futuro.

Seja o líder que o momento exige - César Souza

As cinco forças que fazem um líder, do mesmo autor do best-seller “Você é do tamanho dos seus sonhos”. Contando uma história e com uma linguagem amplamente acessível, César Souza guia o leitor pelos caminhos do conhecimento em uma busca de modelos mais eficazes de liderança. Ao longo dessa jornada, somos apresentados a trajetórias de diversos personagens consagrados em histórias de sucesso, no Brasil e no mundo. Por esses caminhos, aprendemos inúmeras lições que podem ser aplicadas nos desafios do nosso dia a dia.

César Souza nos apresenta a figura do Líder Inspirador, que se destaca por reunir em si as Cinco Forças que farão toda a diferença, e que o leitor encontra de maneira detalhada e dinâmica ao longo do livro: construir um Propósito com sua equipe, trabalhar por uma Causa, não apenas executar tarefas ou cumprir metas; formar outros líderes, não apenas seguidores; liderar em 360 graus, não apenas em 90 graus; surpreender pelos resultados, fazendo mais do que o combinado; inspirar pelos valores, não apenas pelo carisma.

Com sua longa experiência, César Souza, mais uma vez, nos brinda com sua dinâmica inovadora e nos expõe o essencial para o leitor se preparar para ter sucesso, sendo o líder que o momento exige e superar assim o “apagão” de liderança que vivemos no Brasil e no mundo.

Documentário:

Eu não sou o seu guru – Tony Roobins (Netflix)
Os clientes são fãs incondicionais das técnicas de coaching nada ortodoxas de Tony Robbins. Conheça os bastidores do megaevento anual que atrai milhares de participantes. Documentário capta tanto o enorme esforço de produzir este extraordinário evento ao vivo, bem como as transformações de vida de alguns participantes.

Séries:

The Crown - Netflix

A série conta a história da família real, sobre a vida da Rainha Elizabeth II e os bastidores do início de seu reinado a partir de seu casamento em 1947 até os dias atuais. Assim, os episódios também nos levam ao momento político, social e econômico do país e do mundo na época, revelando grandes eventos que moldaram a segunda metade do século 20.
Apesar de ter diálogos e construções fictícias, vemos líderes políticos citando marcos históricos e nomes como Hitler, Stalin e outros, discutindo questões reais que muitos de nós estudamos, outras gerações participaram ou ouviram falar.

One Strange Rock – National Geographic (Netflix)

Com imagens feitas diretamente do espaço, One Strange Rock encanta por trazer uma visão rara, que só quem teve foram aqueles que tiveram o prazer de estar orbitando a Terra por um tempo. E quem melhor do que eles para explicarem essas filmagens? É assim que o documentário entende, e traz várias participações de astronautas que já tiveram essa experiência. Seus depoimentos são tão interessantes quanto todo o assunto da série, o que faz desse documentário algo maior do que já vimos na televisão. Importante constar que, assim como a série, metáforas relacionadas ao mundo corporativo podem ser construídas após assistirmos aos episódios.

Eu e o Universo - Netflix

Emoções, mídia social e muito mais. É a ciência presente na nossa vida explicada de maneira fácil de entender.

Filmes:

Vice acompanha a ascensão de Dick Cheney, ao se tornar o homem mais poderoso do mundo. Vice-presidente de George W. Bush, ele remodelou os Estados Unidos e o mundo, gerando mudanças que permanecem até os dias de hoje.

À procura da Felicidade

Chris Gardner é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda, sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher, seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados.

Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

Chatô – O rei do Brasil

Inspirado no best seller homônimo de Fernando Morais, conta a história da vida e obra de Assis Chateaubriand. Em seu delírio, Chatô se vê dentro de um show de TV ao vivo, transmitido para todo o país, mostrando a aventura que foi a construção e o declínio de seu império de rádios, jornais e TVs. Uma disputa de amor e poder em trama épica sobre o magnata das comunicações no Brasil.

Gênio Indomável

Em Boston, um jovem de 20 anos que já teve algumas passagens pela polícia e servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática. Entretanto, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles.

O Diabo veste Prada

Andrea Sachs é uma jovem jornalista que consegue um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly, principal executiva da publicação. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo a garota percebe que trabalhar com Miranda não é tão simples assim.

O discurso do Rei

Desde os 4 anos, George (Colin Firth) é gago. Este é um sério problema para um integrante da realeza britânica, que frequentemente precisa fazer discursos. George procurou diversos médicos, mas nenhum deles trouxe resultados eficazes. Quando sua esposa, Elizabeth (Helena Bonham Carter), o leva até Lionel Logue (Geoffrey Rush), um terapeuta de fala de método pouco convencional, George está desesperançoso. Lionel se coloca de igual para igual com George e atua também como seu psicólogo, de forma a tornar-se seu amigo. Seus exercícios e métodos fazem com que George adquira autoconfiança para cumprir o maior de seus desafios: assumir a coroa, após a abdicação de seu irmão David (Guy Pearce).

FONTE


Publicado por: Ana Carina do Prado Verbisck

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Desenvolvimento de Servidores integra pauta estratégica da SAD



SAD lidera projeto para remodelar e integrar iniciativas voltadas
ao desenvolvimento dos servidores públicos do Estado

**Na década de 90 chamávamos de "RECICLAGEM" quando convocávamos os professores para cursos de capacitação, com a finalidade de aprimorar as capacidades técnicas adquiridas dentro da própria profissão e assim (re) "abastecer o repertório", afim de nos tornarmos ainda mais competente... alguns anos depois dizemos "remodelar os programas de gestão por competência a fim de alinhar as competências individuais aos objetivos institucionais...**

ASSIM,

Com o objetivo de integrar os programas de governo que abrangem as políticas de desenvolvimento de servidores, a Secretaria de Administração e Desburocratização lidera a iniciativa de remodelagem do Programa Gestão por Competência, Plano Anual de Desenvolvimento de Servidores e Gestão Orientada para Resultados.

O objetivo da remodelagem é integrar e ampliar os programas, alinhando as competências individuais dos servidores públicos do Estado aos objetivos institucionais. “Além de desenvolver nossas equipes com programas de aperfeiçoamento profissional também visamos atender as exigências da administração pública do Estado, assim, alinhamos as propostas em benefício de todos, em especial da população, que necessita e exige serviços de qualidade ofertados pelo poder público”, destaca a Assessora de Gestão Estratégica da SAD, Hosilene de Araújo Lubacheski.

Na mesma linha, Nayara Nascimento, responsável pelo programa Gestão por Competência avalia como positivo o processo de aprimoramento das iniciativas desenvolvidas pelo Governo e direcionadas ao servidor. “Ao estabelecer integração entre os programas, os avanços são mais significativos, otimizamos o tempo e as ações são feitas em conjunto”, considera. Além da reunião de Kick off, a remodelagem prevê a realização de oficinas com a participação de servidores e responsáveis por setores de Gestão de Pessoas de todas as unidades gestoras do Estado.

Estão engajados na iniciativa, o líder do projeto, secretário-adjunto da SAD Édio Viegas, o Escritório Central de Processos da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV), a Fundação Escola de Governo (Escolagov) e as Coordenadorias Especiais de Política, Gestão de Pessoas e Carreiras da SAD.

Texto e Foto: Elaine Paes, Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD)

Publicado por: Elaine Paes

FONTE

sábado, 20 de julho de 2019

Conselho da Comunidade de CG celebra 20 anos


O Conselho da Comunidade de Campo Grande comemorou 20 anos de fundação no dia 19 de julho/19, com uma solenidade no Auditório da Faculdade Estácio de Sá. O Conselho tem a missão de encaminhar pessoas que estão saindo do sistema carcerário para o mercado de trabalho, agindo como intermediar entre a AGEPEN (Agência de Administração do Sistema Penitenciário), empresários e órgãos públicos, para viabilizar emprego para pessoas do regime aberto e semiaberto.

O órgão é considerado um dos mais atuante do Brasil e serve de modelo para muitos municípios. Foi contemplado com o Selo Resgata nos anos de 2018 e 2019, tornando-se o único do pais a receber tal reconhecimento, oferecido pelo Departamento Penitenciário Nacional.

Atualmente, 192 pessoas estão trabalhando sob a gerenciamento do Conselho, atuando em parcerias com a Embrapa, além de diversos órgãos estaduais como Procon, Secretaria Infra Estrutura, Secretaria de Trabalho e Assistência Social, Instituto de Meio Ambiente, em órgãos públicos, UFMS, Procon, empresas privadas, e diversas outras instituições. Nos 20 anos, o Conselho já auxiliou mais de 15 mil reeducandos e seus familiares.

O CCCG é constituído de um Conselho Diretor, composto por juízes, promotores e defensores públicos, e de conselheiros de diversas instituições da sociedade, como OAB, Conselho de Serviço Social, Conselho de Psicologia, Pastoral Carcerária, entre outros. O atual presidente é a promotora Regina Dornte Broch e o vice-presidente é o juiz Mário José Esbalqueiro Junior, da 2ª Vara de Execução Penal. O diretor-executivo é Nereu Alves Rios.

Dentro os projetos desenvolvidos, destaca-se o “Pintando e revitalizando a educação com liberdade”, na reforma de dez escolas estaduais e também o projeto “Mãos que constroem” na reforma na Delegacia do 4ª Distrito Policial.

Para incentivar a recuperação dos reeducandos e aumentar a contratação da mão de obra carcerária, o Conselho da Comunidade criou o Prêmio Benjamim Padoa, que está na sua sexta edição. É uma forma de premiar as pessoas que se destacam pela disciplina, comportamento, servindo de modelo para os outros reeducandos na recuperação e integração na sociedade. Esse ano serão premiados Valmir Souza Silva e Arquineia Conceição Rodrigues. Na solenidade, a equipe do Conselho vai homenagear diversos parceiros, conselheiros e empresários que colaboraram para a excelência do trabalho desenvolvido ao longo dos 20 anos.

Prêmio “Benjamin Padoa”

Representando o Governo de Mato Grosso do Sul, o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, participou da entrega do “6º Prêmio Benjamin Padoa” para reeducandos e parceiros contratantes. Realizado pelo Conselho da Comunidade de Campo Grande, o evento aconteceu, nesta sexta-feira (19.7), no auditório da Faculdade Estácio de Sá - campus TV Morena.

O objetivo da ação é promover atividades de reinserção social do reeducando e estimular empresas que verdadeiramente assumem seu papel com a responsabilidade social. Este ano, foram agraciados e premiados em dinheiro os reeducandos Valmir Souza Silva e Arquimeia Conceição Rodrigues. Além disso, personalidades e empresas parceiras do Conselho da Comunidade de Campo Grande receberam homenagens.

Conforme o diretor-presidente da Agepen, o trabalho é considerado uma ferramenta essencial na recuperação e reintegração social de pessoas em privação de liberdade, além de ser fonte de renda e da dignidade humana. “São inúmeros os benefícios da reinserção do reeducando no mercado de trabalho, entre eles, a diminuição da violência urbana, valorização da autoestima, o preso tem a oportunidade em contribuir economicamente com a renda familiar, além de incentivar valores morais e sociais, ensinando cultura e a disciplina do trabalho”, ressaltou.

O dirigente também reforçou o trabalho desempenhado pela instituição, por meio da Diretoria de Assistência Penitenciária e a Divisão do Trabalho, para ampliar o número de parcerias em todo o estado. “Realizamos diversas ações que incentivam a ocupação produtiva de reeducandos, entre elas, o lançamento da cartilha ‘Mão de Obra Carcerária - Orientações para Futuros Conveniados’ que foi realizado em março deste ano”, disse.

O "Prêmio Benjamin Padoa" leva o nome de um dos fundadores do Conselho da Comunidade de Campo Grande, figura de destaque na história da instituição e que, segundo os criadores da premiação, "ensinou muito por onde passava, sendo exemplo, para todos que o conheceram, de honestidade, bondade e respeito ao próximo". Familiares do homenageado também estiveram presentes na premiação.

Em discurso, a presidente do Conselho da Comunidade, promotora de Justiça Regina Dornte Broch, destacou a importância de se acreditar no ser humano e valorizar a esperança que é o segredo para a vida. “Esse sentimento de que ‘daqui para frente será diferente’, todos vocês podem e devem sempre olhar um novo dia com esse sentimento de recomeço. E isso vale para todos nós, porque erramos, aprendemos com os erros e estamos nessa vida para evoluirmos”, contou, reforçando que Benjamin acreditava realmente nisso e tinha a generosidade e o amor como características muito marcantes.

Atualmente, a Agepen conta com 183 parcerias, entre órgãos públicos e empresas privadas, que proporcionam ocupação produtiva a mais de 6,4 mil reeducandos, representando mais de 33% da massa carcerária. Dentro desse contexto, a parceria com o Conselho da Comunidade de Campo Grande proporciona, atualmente, trabalho lícito e remunerado a 180 homens e mulheres privados de liberdade na capital.

Também estiveram presentes no evento o supervisor da Coordenadoria das Varas de Execução Penal de Mato Grosso do Sul, desembargador Luiz Gonzaga Mendes Marques; o juiz da 2ª Vara de Execução penal, Albino Coimbra Neto; o secretário executivo do Conselho da Comunidade de Campo Grande, Nereu Alves Rios; a promotora de Justiça Renata Ruth Fernandes Goya Marinho; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Joilson Alves do Amaral; o procurador de justiça, Helton Fonseca Bernardes; além de dirigentes da Agepen, agentes penitenciários e convidados.


FONTE


sábado, 13 de julho de 2019

Chamada Pública para Dossiê Temático


A Revista Brasileira de Execução Penal anuncia novo chamamento público para o envio de artigos composição da edição número 2/2019 do Dossiê: Organizações Criminosas, Crime, Fronteira e Justiça. O mesmo volume também publicará relatos de experiências e boas práticas instituídas para o controle do crime organizado no Brasil e exterior.


A proposta de texto deverá vincular-se a um dos eixos temáticos:
  • Crime organizado, fronteiras e a transnacionalização da atuação de grupos criminosos;
  • Estado, sistema penitenciário e organizações criminosas;
  • Perspectivas, atuação e os desafios para o sistema de justiça criminal.
Submissões de Artigos, Relatos de Experiências e de Boas Práticas para o controle do crime organizado no Brasil e exterior.

PRAZO PARA ENVIO:
De 30 de julho a 31 de janeiro de 2020, no endereço: rbepdepen.mj.gov.br

Supervisores:
Walter Nunes da Silva Junior (JF/RN)
Eli Narciso da Silva Torres (Focus-Unicamp/Depen) – eli.torres@mj.gov.br


FONTE

AQUI