Quem sou eu

Minha foto
Brazil
"Acho que finalmente me dei conta que o que você faz com a sua vida é somente metade da equação. A outra metade, a metade mais importante na verdade, é com quem está quando está fazendo isso."

sábado, 8 de setembro de 2012

Hard e Soft-Skills


Levantando a questão principal: afinal, o que são soft-skillsPesquisando um pouco chegamos à mais comum definição do que são soft-skills: atributos e competências pessoais que permitem ao indivíduo melhorar as suas iterações com os outros e com o mundo em seu redor. Estas competências caracterizam-se por não serem específicas para um posto de trabalho e podem ser úteis em qualquer área profissional ao mesmo tempo que são valiosas, também, para melhorar e tornar a vida pessoal mais positiva.

Exemplos de soft-skillsComunicação Verbal; Assertividade; Poder de Persuasão; Falar em público; Capacidades de Liderança; Capacidade de Ensinar; Atitude Positiva; Saber trabalhar em Equipe; Criatividade; entre outras…

Por contraponto, hard-skills são aquelas competências que consideramos técnicas e específicas para realizar um determinado trabalho.

Exemplos de hard-skillscapacidade de operar uma máquina; saber uma linguagem de programação; fazer a contabilidade de uma PME; reparar um motor de um tipo de carro

Estas competências são fulcrais para os postos de trabalho porque identificam as competências técnicas essenciais para o cargo em específico.

Sendo assim, podemos imaginar as soft-skills de um lado e as hard-skills do outro, numa balança de competências que todos nós devemos tentar manter equilibradamente desenvolvida.

Infelizmente, este balanço raramente acontece porque o foco acaba sempre por recair nas hard-skills.

Estas, apesar de essenciais para realizar um trabalho, são bastante redutoras para fazer um trabalho que se destaque e se torne fora de série.

Para atingir este nível são necessárias as tais soft-skills, que tão erradamente muita gente se esquece de desenvolver e as próprias empresas não se preocupam em promover. Será por serem consideradas soft?

Porquê soft?!

Uma das coisas que sempre me surpreendeu em relação a este tipo de competências é o nome que foi amplamente adoptado para as referir: soft-skills.

Porquê soft? Quem foi o iluminado que decidiu que este tipo de competências deveriam ser denominadas de competências moles ou simples? E porque é que nós continuamos a referir-nos a elas assim?

Acontece que, paradoxalmente, as soft-skills são muito mais difíceis de treinar, ensinar e desenvolver que as hard-skills.

Como é que conseguimos colocar numa pessoa uma atitude mais positiva? Ou saber trabalhar melhor em equipa? Ou comunicar mais assertivamente? Ou ser mais criativa?

Será que aprender uma nova linguagem de programação ou conhecer os novos procedimentos para obter uma determinada certificação é mais difícil? Não me parece, sinceramente.

Como se convence alguém que toda a vida foi um gestor agressivo, e sem qualquer assertividade na comunicação, que a sua equipa ficará mais motivada e atingirá uma maior performance se ele mudasse o seu estilo? E como se consegue desenvolver um novo estilo?

Como é que um génio de programação, que trabalhou a vida toda a desenvolver software sozinho, consegue adaptar-se a uma nova realidade, como trabalhar em equipa, para atingir melhores resultados?

Como é que um administrativo, que sempre se habituou a fazer escrupulosamente as tarefas que lhe eram pedidas, responde agora a uma realidade onde já não tem ninguém a dar-lhe as ordens minuciosamente e tem que saber responder criativamente e com iniciativa às questões que se lhe levantam?

Desenvolver soft-skills envolve muito trabalho, esforço, tempo, e até acompanhamento.

Estas competências estão muito relacionadas com hábitos de comportamento e, como qualquer hábito, são muito difíceis de alterar. Simplesmente não é possível eliminar e adicionar a nova competência.

Não é fácil, não é instantâneo, não se aprende com livros e com a Wikipedia, e definitivamente não é nada soft. Nada!

Eu prefiro chamar-lhes de Competências Comportamentais, ou Competências Pessoais e Interpessoais. Mas seja, chamemos-lhes então de soft-skills! Mas não por serem soft, sim por ser um termo já tão amplamente divulgado que é a forma mais fácil de as apresentar. Mas cuidado porque o nome engana.

Aquilo a que chamamos de soft-skills são muito mais hard que se possa pensar. E importantes também!

FONTE

http://mexxer.pt/afinal-o-que-sao-soft-skills/

by Filipi Pereira
Esta é a minha primeira participação (e espero eu, de muitas) para a Mexxer. Pretendo abordar, acima de tudo, temáticas relacionadas com as soft-skills, a sua importância para a carreira e para a vida, e como se pode proceder ao desenvolvimento destas. Pretendo fazê-lo através de artigos de opinião, casos de estudo e análise de eventos correntes. Espero que vos seja de interesse e traga curtos momentos de inspiração e reflexão sobre estes assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário