Quem sou eu

Minha foto
Brazil
"Acho que finalmente me dei conta que o que você faz com a sua vida é somente metade da equação. A outra metade, a metade mais importante na verdade, é com quem está quando está fazendo isso."

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Postura no ambiente de trabalho


O ambiente de trabalho é onde você ganha dinheiro e mostra suas habilidades profissionais - de modo que além de mostrar competência no exercício de sua função, o profissional deve apresentar uma postura adequada. A falta de preparo para lidar com algumas situações faz com que muitos profissionais, donos até de excelentes currículos, sejam prejudicados ou afastados de seus cargos.

É impressionante que nos dias atuais com a facilidade de encontrar informações atualizadas através do acesso as mídias... ainda presenciamos nos ambientes corporativos o comportamento inadequado de muitos profissionais. Confunde-se muito a rotina do local de trabalho como uma extensão da casa ou do mundo particular e suas variaveis.

São inúmeras as falhas que as pessoas cometem durante seu turno de serviço; e os principais estão relacionados à falta de noção e de preocupação com o que as outras pessoas possam estar pensando de sua conduta profissional.

Dentre os principais erros ligados ao comportamento pode-se citar intimidade demais, o que faz com que o profissional abuse da liberdade, com gestos, tom de voz, agressividade ao falar e dificuldade em aceitar um "não", infantilidade, egoísmo, orgulho, resistência a mudanças e mistura de vida pessoal com profissional.

Esses problemas estão ligados principalmente a ausência de inteligência emocional para encarar os obstáculos. A maioria das pessoas não examinam suas deficiências e são pegos desprevenidos, fazendo com que seus sentimentos venham a tona e se submetendo a uma situação constrangedora.

Outro fator que contamina as relações profissionais é a fofoca. Pode começar com um simples comentário no corredor entre um cafezinho e uma ida ao toalete e terminar na sala do chefe ou no RH. Vale lembrar que uma fofoca só ganha força se for alimentada.

É estranho imaginar que a educação, a gentileza e a atenção em detalhes ligados a imagem pessoal muitas vezes são deixadas de lado e atitudes muitas vezes infantis e inesperadas são cometidas por pessoas dentro de uma organização, atos como o bate-papo fora de hora, piadinhas inconvenientes, utilização de locais improprios para lanche e excessos de permanencia longe do posto de trabalho, ainda aconteçam em todos os nives empresariais.

Muitas destas atitudes são amplamente discutidas e acertadas, mas muitos parecem renegar a norma e seguem conduta indiferentemente da penalidade ou sem medo de qualquer ação disciplinar e podem destoar e desequillibrar um bom ambiente de trabalho.

Não que o local de trabalho seja feito apenas para o labor e a produção massificante, mas o respeito às normas e o bom senso no momento da necessidade da descontração, do alivio do estresse deve ter seu referencial adequado, orientando o empregado nesse instante a ligar o "desconfiomentro", tomar o "semancol" e agir com serenidade e respeito aos demais.

FONTE

Vila Sucesso

ADMINISTRADORES

Nenhum comentário:

Postar um comentário